quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Comidas Típicas Da Região Centro-Oeste

Alunas:Thainara,Nathália e Elisa
Bolo de coco e mandioca









Ingredientes:para 6 pessoas1 xícara de chá coco ralado ½ xícara de chá farinha de mandioca ½ kg mandioca cozida e amassada 2 colheres de sopa margarina 2 csp fermento em pó 2 ½ xícaras de chá açúcar 1 pitada de sal 2 ovos
Modo de Preparo:Bata as claras em neve, acrescente as gemas, o coco, a farinha de mandioca, a mandioca cozida, a margarina, a açúcar, o fermento e o sal e bata tudo até obter uma massa homogênea. Deixe a massa crescer por 1 hora. Unte uma forma e despeje a massa. Leve ao forno pré-aquecido alto, durante aproximadamente 40 minutos
Sopa de Caranguejo




Ingredientes:
• 2 kg de carne de caranguejo • 1 colher (sopa) de caldo de limão • 2 litros de leite de coco • 1 molho grande salsa • 1 molho grande de cebolinha verde • 1 molho grande de coentro • 2 cebolas grandes • 1 kg de batatas médias • 1 xícara (chá) de azeite de oliva • sal

Modo de Preparo:
Coloque a carne de caranguejo em uma peneira. Molhe com bastante água corrente e escorra. Regue com suco de limão e deixe pegar gosto por 10 minutos. Esquente o azeite de oliva e doure as cebolas batidinhas. Acrescente o caranguejo, sal, cebolinha e coentro cortados miudinho. Refogue.
Separadamente, ferva o leite de coco com uma colher (sobremesa) de sal. Misture bem o caranguejo refogado.
Cozinhe as batatas descascadas em água com 1 colher (sopa) de sal. Escorra e passe pelo espremedor. Junte esse purê ao caranguejo, mexa bem e prove o sal. Dê uma fervura rápida. A sopa deve ficar em ponto de creme e não grossa demais. Se houver necessidade, acrescente água quente até atingir o ponto desejado.
Tacacá













Ingredientes:
• ½ kg de tapioca (goma ); • 2 litros de tucupi ( suco tirado da mandioca ); • 3 molhos de jambu ( folhas com a aparência de agrião, ligeiramente picantes, e que provocam uma sensação de dormência na língua ); • 800 g de camarões secos ( graúdos ); • 3 pimentas-de-cheiro; • 1 dente de alho grande; • 2 folhas de chicória; • 3 folhas de alfavacas picadas; • 1 colher (sopa) cheia de sal; • 3 litros de água.
Modo de Preparo:
Descasque o camarão, deixando o rabinho. Coloque os camarões em água fria por 2 horas, para retirar o excesso de sal, trocando a água 2 vezes. Ponha o tucupi para ferver por 30 minutos em fogo médio, com a chicória, metade do sal, a alfavaca e o dente de alho esprimido.
Limpe o jambu deixando inteiros os galhos menores, lave e cozinhe em água por 15 minutos; escorra bem.
Em uma panela grande, coloque 3 litros de água com o restante do sal, ferva e acrescente aos poucos, mexendo bem pra não encaroçar, a goma diluída em um pouco de água fria. Cozinhe o mingau em fogo brando por 20 minutos, sempre mexendo para que fique grosso e transparente.
Amasse as pimentas-de-cheiro (sem coar ) com 4 colheres (sopa) de tucupi e misture com o próprio tucupi fervente.
Sirva em cuias pretas, individuais, colocando um pouco de tucupi, 1 concha de mingau de goma, algumas folhas de jambu e 4 camarões. O tacacá é sorvido bem quente, nas próprias cuias, e sem colher.
Pirarucu de casaca









Ingredientes:

1 kg de pirarucu seco ½ xícara de chá de azeite de oliva 5 cebolas (2 picadas e 3 cortadas em rodelas) 3 pimentões verdes (1 picado e 2 cortados em rodelas) 6 tomates (2 picados e 4 cortados em rodelas) 5 colheres de sopa de cheiro-verde picado 2 colheres de sopa de coentro picado Sal e pimenta-do-reino 1/2 kg de cará ½ xícara de óleo 6 bananas-da-terra cortadas em rodelas 100 gramas de azeitona verde sem caroço 2 e ½ xícaras de chá de leite de coco


Modo de Preparo:

Deixe o pirarucu de molho em água fria de um dia para o outro, trocando de água algumas vezes. No dia seguinte, lave bem o peixe e coloque numa panela.

Acrescente água até cobrir e leve ao fogo. Deixe ferver por alguns minutos e escorra. Retire a pele e as espinhas do peixe e desfie a carne. Aqueça o azeite e refogue a cebola, o pimentão e o tomate picados, o cheiro-verde, o coentro, sal e pimenta-do-reino a gosto. Junte o pirarucu desfiado e mexa bem. Reserve.

Cozinhe o cará, corte em fatias e tempere com sal. Aqueça o óleo e frite as rodelas de banana.

Monte o prato: no fundo de uma forma refratária, coloque uma camada de cará. Depois, faça uma camada de pirarucu refogado, uma de rodelas de cebola, uma de rodelas de tomate, uma de rodelas de pimentão e uma de azeitonas. Repita as camadas até terminarem os ingredientes.

Cubra com a banana frita e regue com o leite de coco. Leve ao forno médio para assar até dourar. Sirva acompanhado de farinha de mandioca torrada.


Maniçoba














Ingredientes:

20 maços de folha de maniva lavadas e moídas02 kg de carne de porco já temperada e refogada½ kg de lingüiça cortada e refogada½kg de chouriço tipo paraná02 kg de bucho de boi bem temperado e refogado01 kg de charque retirado o excesso de sal e refogado½ kg de toucinho de porco(fresco)100 gr de bacon cortado e refogado01 língua de boi temperada e refogada01 mocotó temperado e bem cozido até soltar dos ossos, aproveitando-se só o caldo.

Condimentos: sal, alho, cebola, pimenta de cheiro, folhas de louro e folhas de chicória.
Modo de preparar:

Leve ao fogo um caldeirão grande com a maniva e água para cozinhar em 5 dias em panela destampada. Deve-se deixar ferver durante o dia inteiro, apagando o fogo só à noite. No segundo dia de fervura coloque o toucinho fresco cortado em pedaços para cozinhar junto.

Ele ficará todo derretido ao final do cozimento da mesma. Após os 5 dias de fervura vá acrescentando as carnes já refogadas. Acrescente os temperos e deixe ferver por mais um dia inteiro para que pegue o gosto. Deixe para acrescentar o sal por último, pois as carnes já contêm sal e poderão fazer passar do ponto.

Acompanhamento: arroz branco, farinha d'água e pimenta de cheiro a gosto.

Pato no Tucupi

Ingredientes:

- 1 Pato grande;- 4 Maços de jambú ( leguminosa nativa da Amazônia );- 3 litros de tucupi ( suco de mandioca );- 1 Maço de alfavaca;- 1 Maço de chicória;- 2 Dentes de alho;- Pimenta de cheiro;- Limão e sal.

Modo de preparar:

- Depois do pato morto, lavá-lo bem com limão e colocar em vinhad'alho por 03 horas.

Passado esse tempo neste tempero, colocar para assar em forno quente ( tomar cuidado para que não fique muito assado ). Quando o pato estiver frio cortá-lo em pedaços.

O tucupi já deve estar fervendo temperado com o sal ( à gosto ), a chicória, a alfavaca, 2 dentes de alho, e duas pimentas. Colocar os pedaços de pato para ferver dentro do tucupi, até ficarem moles para serem comidos.

O jambú depois de limpo e lavado é previamente escaldado, e só é colocado com o pato na hora de ser servido, para que o tucupi mantenha sempre a sua coloração.

Modo de servir:
- Deve-se servir o pato no tucupi de preferência em terrina, pois, é uma comida de caldo, e comê-lo em prato fundo coa a farinha d'agua do Pará e molho de pimenta. Também é comido com arroz branco escorrido.
- Molho de pimenta: Amassar as pimentas com alho e sal e colocar tucupi