quarta-feira, 25 de março de 2009

quarta-feira, 4 de março de 2009

"A água nossa maior riquesa"







TIPOS DE DE ÁGUA:
A água do mar não é igual a da torneira. Isso acontece porque a água contém, misturados, sais minerais, gases, terra, micróbios, restos de animais, vegetais mortos etc.
Devido a essa capacidade de dissolver várias substâncias, a água é chamada de solvente universal. Na natureza, encontramos diversos tipos de água, dependendo dos elementos que ela contém.
Algumas são ideais para o consumo, enquanto outras são prejudiciais à saúde. Encontramos fontes de água quente e à temperatura ambiente.
Existem até certos tipos de água recomendados para tratamento de doenças.
Água potável - é o tipo ideal para o consumo ( beber, cozinhar) é fresca e sem impureza.
Água poluída - é a água suja ou contaminada, isto é contém impureza, micróbios etc.
Água doce - é a água dos rios , lagos e das fontes.
Água salgada - é a água que contém muitos sais dissolvidos ( como a água do mar )
Água destilada - é constituída unicamente de hidrogênio e oxigênio. Não existem impureza e nenhum tipo de sal dissolvido nela.
Água minerais - as águas minerais são assim denominadas, porque contém uma grande quantidade de sais minerais, dissolvidos nela, por isso tem cheiro e sabor diferentes da água que recebemos na torneira de nossas casas




O QUE É ÁGUA POLUIDA?


Todos os tipos de lixo jogados na rua, podem por sua vez ser carregados por alguma tempestade, e levados para algum rio que atravessa a cidade. Quem não viu um monte de coisas flutuando na água? Mas essa é a poluição que enxergamos. A que vemos que é causada pelo esgoto das casas, que lança nos rios o resto de comida e um tipo de bactéria que deles se alimenta: são as chamadas bactérias aeróbicas, elas consomem oxigênio e destroem a vida aquática e além disso podem causar problemas de saúde se forem ingeridas. Outros problemas são as indústrias localizadas ao lado de rios e lagos. Só recentemente foram criadas leis para que elas tratem o esgoto industrial, tentando diminuir a quantidade de rios e lagos poluídos em todo o mundo, responsáveis por muitas "mortes". Os vazamentos de petróleo são uma das piores causas de poluição do mar, pois essa substância espalha-se pela superfície das águas, levando anos para ser absorvida, o que gera sérios desequilíbrios no meio ambiente


CUIDADOS AO CONSUMIR:


Muita gente acredita que a água proveniente das bicas da cidade é própria para consumo. Porém, a Sevisa (Seção de Vigilância Sanitária) faz um alerta: não se deve consumir água de bica em hipótese alguma. A explicação é simples. Esta água não recebe nenhum tratamento e sua ingestão pode ocasionar complicações gastrointestinais, hepatites, diarréia, vômitos e até graves doenças decorrentes de bactérias, que podem levar a quadros de internação e à morte.







alunas :nathália e thainara